Pampulha pode voltar a receber voos nacionais

03/03/2011 18:17

 

Pampulha pode voltar a receber voos nacionais
Roberto de Carvalho disse que já existe projeto para ampliar o aeroporto de BH
Publicado no Jornal OTEMPO em 03/03/2011
Avalie esta notícia » 
TELMO FADUL
Especial para O Tempo
 

 

 

 

  • Notícia
  • Comentários(19)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
 
FOTO: RODRIGO CLEMENTE - 4.1.2011
No ano passado, aeroporto da Pampulha recebeu só 757 mil passageiros
RODRIGO CLEMENTE - 4.1.2011
No ano passado, aeroporto da Pampulha recebeu só 757 mil passageiros
 

Brasília. O aeroporto Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte, mais conhecido como aeroporto da Pampulha, poderá voltar a receber voos nacionais de grande porte. O vice-prefeito da capital mineira, Roberto Carvalho, esteve em Brasília ontem para mais uma rodada de discussões com diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


"Nenhuma capital do mundo abriu mão de seus aeroportos centrais", disse Roberto Carvalho, para quem o aeroporto da Pampulha deve ser reformado e ampliado, a exemplo do que aconteceu com os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.


O vice-prefeito disse que a região metropolitana de Belo Horizonte abriga mais de 5 milhões de pessoas e que, por isso, necessita da retomada das operações no aeroporto da Pampulha. Roberto Carvalho quer direcionar para o local voos domésticos com destino a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


"A Anac é plenamente favorável, assim como a Infraero", garantiu o vice-prefeito, que aguarda apenas uma sinalização positiva do governo do Estado para iniciar o processo de retomada dos voos no terminal. Roberto Carvalho também disse que a Infraero já tem um projeto de ampliação e adequação do aeroporto da Pampulha, que entrará em execução tão logo terminem as obras em Confins.


Até 2005, o aeroporto da Pampulha recebia praticamente todos os voos que chegavam ou partiam da capital mineira. Após a transferência da maior parte do tráfego aéreo para Confins, o terminal ficou subutilizado. Para se ter uma ideia do impacto da mudança, em 2004, o aeroporto da Pampulha recebeu 3,19 milhões de passageiros, número que caiu para 757 mil pessoas no ano passado. Já o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que em 2004 recebeu 388 mil passageiros, encerrou o ano passado com movimentação de 7,26 milhões de pessoas, segundo a Infraero.