Logística X Marketing

13/05/2011 17:48

Logística X Marketing

Artigos / Entrevistas

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O presente artigo objetiva-se estudar as relações entre Logística e Marketing, unindo as vertentes e avaliando pontos definidos como elemento chave para o sucesso da empresa, vamos conhecer as visões e situações evidentes para alavancar os resultados, exigências da empresa e do mercado consumidor.

 

Palavras - chave: Integração; Logística; Marketing e paradigmas.

 

INTRODUÇÃO

 

"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo

de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."

 

(Peter Drucker)

 

O assunto abordado é de grande interesse a comunidade acadêmica, pois apresenta a relação entre duas áreas distintas, porém percebemos que, assim como outros setores da empresa, ambas tem uma relação muito direta, entre si existe a dependência. A idéia principal é expor as experiências de vida intelectual, vivencias por já ter tido a oportunidade de atuar em ambas áreas, informações networks e leituras sobre atualidades e evolução em geral.

A tendência é que as empresas, setores e profissionais sejam cada vez mais versáteis, desempenhando funções diferenciadas e mantendo-se constantemente atualizado, ou seja um diferencial que tende a ajudar bastante a alcançar objetivos e muito sucesso.

 

I - PONTO DE VISTA BALOO E DIZERES SOBRE A LOGÍSTICA

 

A importância da Logística nas empresas hoje em dia é fundamental para captar mais clientes e reduzir os custos. Cabe à logística,o planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços. Investir em logística é uma estratégia que as empresas de transporte estão adotando.
É certo  que o setor de logística vai crescer bastante. Com a logística é possível dar um melhor atendimento aos clientes e conseqüentemente atrair outros, devido à atenção, que você dá ao produto ou serviço desde a produção até a entrega final, que é o cliente. A redução do custo do projeto logístico é considerado como um objetivo da logística na empresa para Ballou (2001).

 

ENTENDENDO MELHOR A LOGÍSTISCA

 

Assim como necessitamos de estratégia para atuar em outros ramos e segmentos é necessário fazer o bom uso da estratégia também para a Logística, afim de potencializar pontos a favores e minimizar pontos fracos.

Origem e definição de Estratégia: É como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.

A estratégia(s) pressupõe um conjunto de medidas (planos) abrangentes que num tempo futuro visem a vantagem competitiva. Uma somatória de esforços empreendidos no intento de influenciar, encantar, seduzir, conquistar, subjugar, impactar, transformar, iludir... o ‘ser ou objeto de interesse’, sem ações de contato direto, imediatistas ou contundentes.

No âmbito militar: subjuga-se o adversário para conquistar seus bens, pois as guerras, preponderantemente têm interesses econômicos!

Ø No campo pessoal: influencia-se, encanta-se para conquistar a pessoa desejada!

Ø No aspecto mercadológico, o cliente é o ente de disputa. Empreendem-se estratégias para alterar sua percepção em favor do próprio negócio.

Ø Entregas no prazo (logística), instalação do produto, assistência técnica.

Enfim a estratégia sempre vem acompanhada por ações de curto, médio e longo prazo com vistas a alcançar o objetivo desejado.

 

COMO ESCOLHER UMA ESTRUTURA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA EXECUÇÃO DE OPERAÇÔES LOGISTICAS

 

Essa atividade requer um padrão consistente de decisões estruturais em operações e logística que efetivamente suportem as prioridades competitivas nos diferentes mercados. As categorias de decisão de infra-estrutura são: força de trabalho, operações, planejamento e controle, planejamento e controle da distribuição, qualidade, política de transporte, política de serviço ao cliente, organização e fornecimento.

 

PROPOSTA DE DEFINIÇÃO

 

Uma estratégia de operações e logística deve ser ampla, mas ao mesmo tempo decompor a complexa rede de decisões em pedaços analisáveis. Uma estratégia ampla de operações e logística é composta de 12 categorias de decisões:

1. Estrutura da rede de bens;

2. Escolha da tecnologia do processo das operações;

3. Escolha da tecnologia do processo da logística;

4. Integração vertical da rede de suprimentos;

5. Força de trabalho;

6. Planejamento e operações de controle;

7. Planejamento e controle da distribuição;

8. Gestão da qualidade;

9. Política de transporte;

10. Política de serviço ao cliente;

11. Organização;

12. Fornecimento.

 

POLÍTICA DO CLIENTE E O OLHAR LOGÍSTICO

 

A política de serviço ao cliente inclui disponibilidade de estoque, velocidade de entrega, velocidade de preenchimento do pedido e acurácia. Está fortemente ligada às políticas de transporte. Baixos níveis de serviço permitem estoques centralizados em poucos locais e o uso de modos menos caros de transporte. Realizando-se exatamente o oposto, é possível suportar elevados níveis de serviço ao cliente.

 

II – PONTO DE VISTA KOTLER E DIZERES SOBRE O MARKETING

 

LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

 

Para Kotler (2000), a logística de mercado corresponde ao planejamento, à implementação e ao controle dos fluxos físicos de produtos entre os pontos de origem e de destino, com o objetivo de atender às exigências dos clientes.

Para a transação de mercadorias, deve-se considerar critérios como velocidade, freqüência, confiabilidade, capacidade, disponibilidade, rastreabilidade e custo (Kotler, 2000).

 

O MARKETING DIRECIONADO DE FORMA GERAL

 

Ø Marketing é inovação

Ø Marketing é propaganda, promoção de vendas e Publicidade

Ø Marketing é posicionamento: visualizamos a situação de um comércio oferecendo o mesmo serviço; posicionamento tem como objetivo ajudar os clientes a distinguirem o melhor serviço.

Ø Marketing é análise, planejamento e Controle

 

O MARKETING DIRECIONADO À CLIENTES

 

Ø Encantar o cliente pelo atendimento diferenciado.

Ø Treinamento e doutrinação do corpo de vendas;

Ø Implementar um ambiente agradável e acolhedor;

Ø Melhorias na infra-estrutura interna do ponto de vendas (conveniências).

Ø Melhorar os serviços pós-vendas:

Ø Criar uma ouvidoria para atender sugestões e reclamações.

Ø A determinação da forma e abrangência da comunicação a respeito do processo de formulação da estratégia entre os vários constituintes dentro e fora da empresa. A sugestão de ferramentas e metodologias de suporte a serem usadas como parte do processo.

 

 

III – INTEGRAÇÃO ENTRE A LOGÍSTICA E O MARKETING

 

A tecnologia tem contribuído para evolução e otimização dos processos de uma empresa. Esta evolução acelerada causou diversas mudanças, em um espaço curto de tempo, na forma como as empresa entregam seu produto, qual a qualidade do produto entregue, qual o tempo determinado para entrega, sem falar em como ocorre os atendimentos. Para se adaptar a estas mudanças, a empresa e os setores em foco “ logística e Marketing” devem acima de tudo, serem versáteis.

Um exemplo dessas mudanças, é que há pouco tempo atrás, as empresas tinham em mente a idéia que os setores eram individuais ou seja cada um visa o resultado esperado.  Porém, com a modernização dos sistemas, integração da informação e a necessidade, percebe uma mudança nas atitudes e visão quando empresa. Enfim cada setor continua visando resultados esperados só que atualmente o foco é na redução de custos, isso força os funcionários a terem uma visão ampla do negócio.  

Para se considerar uma empresa versátil, além de proatividade por parte de funcionários de ambos setores é preciso conhecer o negócio da empresa, saber o que é esperado do seu trabalho e como seu trabalho e decisões impactam no resultado da empresa.
Não confunda versatilidade com excesso atividades e afazeres. A diferença é simples a tarefa do setor de marketing termina quando começa para outro setor, exemplo Logística. Importante é lembrar que o objetivo é comum e que o processo precisa ser avaliado por setores da empresa, de forma que haja interação e responsabilidade parao alcance dos objetivos.

 Tentar manter a interação com a empresa toda é possível, desde que o exemplo comece ser passado e transmitido por gestores comprometidos com o resultado geral da empresa.

È possível salientar um exemplo de como cada detalhe no desenvolvimento dos produtos e estratégias do marketing traduz em grandes impactos nos números de uma empresa e que podem refletir como gargalo logístico, caso não venha ser avaliado previamente.

Os profissionais de logística e Marketing, entendendo a importância desta integração, podem utilizar todos os benefícios de um planejamento adequado, afim de chegar nos relatórios esperados.

 

 

Projeto de Uma Nova Embalagem

Levantamento de Dados

Conhecimento dos materiais de embalagens

Conhecimento das condições logísticas e condições Formais.

 

INTEGRAÇÃO DE FORMA VERTICAL

 

Vale lembrar sobre um importante tópico da estratégia de logística em uma empresa: Tópico de integração vertical.

Esse tópico determina a amplitude do leque de processos internos de uma empresa e suas ligações e relacionamentos em cada ponto do espectro do processo com fornecedores, distribuidores e clientes. Os tópicos importantes relacionados à integração vertical envolvem a decisão sobre quais das principais atividades devem ser realizadas internamente, quais atividades devem ser terceirizadas ou subcontratadas e que tipo de acordos de subcontratação/fornecimento deve existir. Tópicos relacionados à confiabilidade do fornecedor e ao impacto da integração na qualidade e custo do produto também são importantes.


TRANSPORTE X PÓS VENDAS

 

A definição de uma política de transporte envolve a escolha entre modos de transporte, a decisão do tamanho das entregas, rastreamento e programação. As decisões de transporte são altamente inter-relacionadas com o serviço ao cliente e com as decisões de política e localização de estoques. Entendemos que um ótimo atendimento vem acompanhado a um bom atendimento ao cliente até a entrega do seu produto, caso o cliente necessite de um auxílio o pós vendas, o qual pode ser adotado como SAC para sempre manter o cliente munido das informações.

 

COMERCIAL X ABASTECIMENTO E CAPACIDADE DE ENTREGAS

 

A empresa deve decidir o papel do setor comercial quanto as estratégias de fornecimento/ abastecimentos em geral, escolher a forma organizacional mais apropriada para seu departamento comercial é trivial, assim não será prometido um maior número do que a capacidade logística e realidades da malha viária, rodoviária venham ter atritos e o cliente/comprador venha ser prejudicado.

O desenvolvimento de estratégias de marketing e Logística requer uma análise cuidadosa em relação a uma série de itens:

Ø Definição e análise de mercado (segmentação de mercado, definição clara de segmentos de produtomercado).

Ø Estratégia de produto (projeto da linha de produtos, variedade de produtos, famílias de produtos, estratégias de marca).

Ø Definição de preços (preços de linhas de produtos, relacionamentos entre preço e qualidade).

Ø Estratégias de promoção e propaganda.

Ø Desenvolvimento e introdução de novos produtos (desenvolvimentos do conceito, desenvolvimento de protótipos, análise de viabilidade de mercado, introdução de novos produtos).

Ø Organização e infra-estrutura de marketing (planejamento, controle, incentivo e sistemas de informação para apoiar as atividades de marketing).

Decisões em relação a todos esses fatores devem ser tomadas de forma que melhor suportem a missão e os objetivos da empresa.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Sabemos que a empresa é composta por vários setores e que são como um corpo da mesma forma que os órgão são dependentes, podemos entender que uma empresa não é diferente.

O objetivo deste trabalho foi de apresentar a Logística e o marketing como integrantes importantes dentro de uma empresa, demonstrar as suas influências nas para um alcance de eficiência na prestação de serviços.

Para o desenvolvimento desta monografia a visão panorâmica devido a experiências contribuíram significativamente válida para que pudesse perceber a forma de organização e atuação nas empresas que visam futuro e saúde financeira.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística

empresarial. Tradução de Elias Pereira. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 518 p.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Tradução de Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 736 p.

BOWERSOX Donald J.; CLOSS David J. LOGÍSTICA EMPRESARIAL: O processo de Integração da

Cadeia de Suprimento. Atlas, São Paulo, 2001.

 

 

SITES:

www.imam.com.br

Bruna Raquel de Oliveira Marconi           

Orientação: Prof. Marco Antonio Paletta

 

 

 

Por Prof. Marco Paletta-Bruna Raquel de Oliveira Marconi