O presente artigo objetiva-se estudar as relações entre Logística e Marketing, unindo as vertentes e avaliando pontos definidos como elemento chave para o sucesso da empresa, vamos conhecer as visões e situações evidentes para alavancar os resultados, exigências da empresa e do mercado consumidor.
Palavras - chave: Integração; Logística; Marketing e paradigmas.
INTRODUÇÃO
"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo
de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."
(Peter Drucker)
O assunto abordado é de grande interesse a comunidade acadêmica, pois apresenta a relação entre duas áreas distintas, porém percebemos que, assim como outros setores da empresa, ambas tem uma relação muito direta, entre si existe a dependência. A idéia principal é expor as experiências de vida intelectual, vivencias por já ter tido a oportunidade de atuar em ambas áreas, informações networks e leituras sobre atualidades e evolução em geral.
A tendência é que as empresas, setores e profissionais sejam cada vez mais versáteis, desempenhando funções diferenciadas e mantendo-se constantemente atualizado, ou seja um diferencial que tende a ajudar bastante a alcançar objetivos e muito sucesso.
I - PONTO DE VISTA BALOO E DIZERES SOBRE A LOGÍSTICA
A importância da Logística nas empresas hoje em dia é fundamental para captar mais clientes e reduzir os custos. Cabe à logística,o planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços. Investir em logística é uma estratégia que as empresas de transporte estão adotando.
É certo que o setor de logística vai crescer bastante. Com a logística é possível dar um melhor atendimento aos clientes e conseqüentemente atrair outros, devido à atenção, que você dá ao produto ou serviço desde a produção até a entrega final, que é o cliente. A redução do custo do projeto logístico é considerado como um objetivo da logística na empresa para Ballou (2001).
ENTENDENDO MELHOR A LOGÍSTISCA
Assim como necessitamos de estratégia para atuar em outros ramos e segmentos é necessário fazer o bom uso da estratégia também para a Logística, afim de potencializar pontos a favores e minimizar pontos fracos.
Origem e definição de Estratégia: É como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.
A estratégia(s) pressupõe um conjunto de medidas (planos) abrangentes que num tempo futuro visem a vantagem competitiva. Uma somatória de esforços empreendidos no intento de influenciar, encantar, seduzir, conquistar, subjugar, impactar, transformar, iludir... o ‘ser ou objeto de interesse’, sem ações de contato direto, imediatistas ou contundentes.
No âmbito militar: subjuga-se o adversário para conquistar seus bens, pois as guerras, preponderantemente têm interesses econômicos!
Ø No campo pessoal: influencia-se, encanta-se para conquistar a pessoa desejada!
Ø No aspecto mercadológico, o cliente é o ente de disputa. Empreendem-se estratégias para alterar sua percepção em favor do próprio negócio.
Ø Entregas no prazo (logística), instalação do produto, assistência técnica.
Enfim a estratégia sempre vem acompanhada por ações de curto, médio e longo prazo com vistas a alcançar o objetivo desejado.
COMO ESCOLHER UMA ESTRUTURA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA EXECUÇÃO DE OPERAÇÔES LOGISTICAS
Essa atividade requer um padrão consistente de decisões estruturais em operações e logística que efetivamente suportem as prioridades competitivas nos diferentes mercados. As categorias de decisão de infra-estrutura são: força de trabalho, operações, planejamento e controle, planejamento e controle da distribuição, qualidade, política de transporte, política de serviço ao cliente, organização e fornecimento.
PROPOSTA DE DEFINIÇÃO
Uma estratégia de operações e logística deve ser ampla, mas ao mesmo tempo decompor a complexa rede de decisões em pedaços analisáveis. Uma estratégia ampla de operações e logística é composta de 12 categorias de decisões:
1. Estrutura da rede de bens;
2. Escolha da tecnologia do processo das operações;
3. Escolha da tecnologia do processo da logística;
4. Integração vertical da rede de suprimentos;
5. Força de trabalho;
6. Planejamento e operações de controle;
7. Planejamento e controle da distribuição;
8. Gestão da qualidade;
9. Política de transporte;
10. Política de serviço ao cliente;
11. Organização;
12. Fornecimento.
POLÍTICA DO CLIENTE E O OLHAR LOGÍSTICO
A política de serviço ao cliente inclui disponibilidade de estoque, velocidade de entrega, velocidade de preenchimento do pedido e acurácia. Está fortemente ligada às políticas de transporte. Baixos níveis de serviço permitem estoques centralizados em poucos locais e o uso de modos menos caros de transporte. Realizando-se exatamente o oposto, é possível suportar elevados níveis de serviço ao cliente.
II – PONTO DE VISTA KOTLER E DIZERES SOBRE O MARKETING
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Para Kotler (2000), a logística de mercado corresponde ao planejamento, à implementação e ao controle dos fluxos físicos de produtos entre os pontos de origem e de destino, com o objetivo de atender às exigências dos clientes.
Para a transação de mercadorias, deve-se considerar critérios como velocidade, freqüência, confiabilidade, capacidade, disponibilidade, rastreabilidade e custo (Kotler, 2000).
O MARKETING DIRECIONADO DE FORMA GERAL
Ø Marketing é inovação
Ø Marketing é propaganda, promoção de vendas e Publicidade
Ø Marketing é posicionamento: visualizamos a situação de um comércio oferecendo o mesmo serviço; posicionamento tem como objetivo ajudar os clientes a distinguirem o melhor serviço.
Ø Marketing é análise, planejamento e Controle
O MARKETING DIRECIONADO À CLIENTES
Ø Encantar o cliente pelo atendimento diferenciado.
Ø Treinamento e doutrinação do corpo de vendas;
Ø Implementar um ambiente agradável e acolhedor;
Ø Melhorias na infra-estrutura interna do ponto de vendas (conveniências).
Ø Melhorar os serviços pós-vendas:
Ø Criar uma ouvidoria para atender sugestões e reclamações.
Ø A determinação da forma e abrangência da comunicação a respeito do processo de formulação da estratégia entre os vários constituintes dentro e fora da empresa. A sugestão de ferramentas e metodologias de suporte a serem usadas como parte do processo.
III – INTEGRAÇÃO ENTRE A LOGÍSTICA E O MARKETING
A tecnologia tem contribuído para evolução e otimização dos processos de uma empresa. Esta evolução acelerada causou diversas mudanças, em um espaço curto de tempo, na forma como as empresa entregam seu produto, qual a qualidade do produto entregue, qual o tempo determinado para entrega, sem falar em como ocorre os atendimentos. Para se adaptar a estas mudanças, a empresa e os setores em foco “ logística e Marketing” devem acima de tudo, serem versáteis.
Um exemplo dessas mudanças, é que há pouco tempo atrás, as empresas tinham em mente a idéia que os setores eram individuais ou seja cada um visa o resultado esperado. Porém, com a modernização dos sistemas, integração da informação e a necessidade, percebe uma mudança nas atitudes e visão quando empresa. Enfim cada setor continua visando resultados esperados só que atualmente o foco é na redução de custos, isso força os funcionários a terem uma visão ampla do negócio.
Para se considerar uma empresa versátil, além de proatividade por parte de funcionários de ambos setores é preciso conhecer o negócio da empresa, saber o que é esperado do seu trabalho e como seu trabalho e decisões impactam no resultado da empresa.
Não confunda versatilidade com excesso atividades e afazeres. A diferença é simples a tarefa do setor de marketing termina quando começa para outro setor, exemplo Logística. Importante é lembrar que o objetivo é comum e que o processo precisa ser avaliado por setores da empresa, de forma que haja interação e responsabilidade parao alcance dos objetivos.
Tentar manter a interação com a empresa toda é possível, desde que o exemplo comece ser passado e transmitido por gestores comprometidos com o resultado geral da empresa.
È possível salientar um exemplo de como cada detalhe no desenvolvimento dos produtos e estratégias do marketing traduz em grandes impactos nos números de uma empresa e que podem refletir como gargalo logístico, caso não venha ser avaliado previamente.
Os profissionais de logística e Marketing, entendendo a importância desta integração, podem utilizar todos os benefícios de um planejamento adequado, afim de chegar nos relatórios esperados.
Projeto de Uma Nova Embalagem
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Conhecimento dos materiais de embalagens
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Conhecimento das condições logísticas e condições Formais.
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INTEGRAÇÃO DE FORMA VERTICAL
Vale lembrar sobre um importante tópico da estratégia de logística em uma empresa: Tópico de integração vertical.
Esse tópico determina a amplitude do leque de processos internos de uma empresa e suas ligações e relacionamentos em cada ponto do espectro do processo com fornecedores, distribuidores e clientes. Os tópicos importantes relacionados à integração vertical envolvem a decisão sobre quais das principais atividades devem ser realizadas internamente, quais atividades devem ser terceirizadas ou subcontratadas e que tipo de acordos de subcontratação/fornecimento deve existir. Tópicos relacionados à confiabilidade do fornecedor e ao impacto da integração na qualidade e custo do produto também são importantes.
TRANSPORTE X PÓS VENDAS
A definição de uma política de transporte envolve a escolha entre modos de transporte, a decisão do tamanho das entregas, rastreamento e programação. As decisões de transporte são altamente inter-relacionadas com o serviço ao cliente e com as decisões de política e localização de estoques. Entendemos que um ótimo atendimento vem acompanhado a um bom atendimento ao cliente até a entrega do seu produto, caso o cliente necessite de um auxílio o pós vendas, o qual pode ser adotado como SAC para sempre manter o cliente munido das informações.
COMERCIAL X ABASTECIMENTO E CAPACIDADE DE ENTREGAS
A empresa deve decidir o papel do setor comercial quanto as estratégias de fornecimento/ abastecimentos em geral, escolher a forma organizacional mais apropriada para seu departamento comercial é trivial, assim não será prometido um maior número do que a capacidade logística e realidades da malha viária, rodoviária venham ter atritos e o cliente/comprador venha ser prejudicado.
O desenvolvimento de estratégias de marketing e Logística requer uma análise cuidadosa em relação a uma série de itens:
Ø Definição e análise de mercado (segmentação de mercado, definição clara de segmentos de produtomercado).
Ø Estratégia de produto (projeto da linha de produtos, variedade de produtos, famílias de produtos, estratégias de marca).
Ø Definição de preços (preços de linhas de produtos, relacionamentos entre preço e qualidade).
Ø Estratégias de promoção e propaganda.
Ø Desenvolvimento e introdução de novos produtos (desenvolvimentos do conceito, desenvolvimento de protótipos, análise de viabilidade de mercado, introdução de novos produtos).
Ø Organização e infra-estrutura de marketing (planejamento, controle, incentivo e sistemas de informação para apoiar as atividades de marketing).
Decisões em relação a todos esses fatores devem ser tomadas de forma que melhor suportem a missão e os objetivos da empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sabemos que a empresa é composta por vários setores e que são como um corpo da mesma forma que os órgão são dependentes, podemos entender que uma empresa não é diferente.
O objetivo deste trabalho foi de apresentar a Logística e o marketing como integrantes importantes dentro de uma empresa, demonstrar as suas influências nas para um alcance de eficiência na prestação de serviços.
Para o desenvolvimento desta monografia a visão panorâmica devido a experiências contribuíram significativamente válida para que pudesse perceber a forma de organização e atuação nas empresas que visam futuro e saúde financeira.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística
empresarial. Tradução de Elias Pereira. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 518 p.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Tradução de Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 736 p.
BOWERSOX Donald J.; CLOSS David J. LOGÍSTICA EMPRESARIAL: O processo de Integração da
Cadeia de Suprimento. Atlas, São Paulo, 2001.
SITES:
www.imam.com.br
Bruna Raquel de Oliveira Marconi
Orientação: Prof. Marco Antonio Paletta